segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lúdicos e decorativos...

Quem já brincou com pipa, pião, cinco marias, bola de gude? Ou pulou elástico, jogou cama de gato?
Não tem como conter o sorriso quando lembramos dos nossos jogos de infância! Muitas vezes feitos em casa mesmo, com materiais disponíveis em qualquer gaveta!
Você ainda lembra de como se joga Cinco Marias?
E as etapas do pular elástico?
Difícil?!
Linha jogos Vermelho e Roxo aqui na loja Lugar maior.
Bom, fica a dica do atelier Vermelho e Roxo: Cinco Marias, para decorar ou brincar, com certeza vai fazer muitas pessoas sorrirem!
Bons tempos!!!

sábado, 27 de novembro de 2010

A ALMA DA COZINHA

No canal GNT aqui no Brasil, temos um verdeiro "rodízio" de programas de TV sobre cozinha, gastronomia, culinária, receitas, gestão de restaurantes, reality shows de chefs (parece a profissão-glamour do momento) e por aí vai. Se ficares um sábado vendo TV você vai precisar de um tele-supermercado ou de um tele-farmácia. Tem comida para todos os gostos, italiana, tailandesa, chinesa, americana (a Nigela parece aquela mulher do antigo canal 2 aqui de Porto Alegre...cozinha fácil, industrializada e mega calórica...argh!).

Eu mesma tenho lá minhas receitinhas prediletas que faço por que gosto e me dá um prazer enorme.

Ao contrário daquelas pessoas que fazem da sua casa e sua cozinha uma passarela de vaidades e apetrechos sofisticados, eu prefiro um bom forno à lenha, uma boa conversa, um vinho em um copo qualquer, um mangericão de uma pequena horta, manteiga feita da nata qualhada e batida, um papo sobre ser feliz e um clima se afeto, amizade e prazer.
Acho que a vida urbana tem lá suas maravilhas de leite moça e a era do alimento geneticamente modificado parece ter vindo para ficar.


Restaurantes badalados, chefs estrelas, sabores incriveis e combinações exóticas. Roupas e perfumes adequados para acompanhar e um punhado de dólares para bancar tudo isso. Vejo as pessoas criando adjetivos pretenciosos e superlativos para qualificar um pedaço de pão ou um bife mal passado.
Ando com uma certa desconfiança desse povo que acha a Veuve Cliquot o espumante tipo básico pra uma pessoa " de sucesso" e a consome como forma de status e poder e não por sua história (que é um encanto!), por seu sabor ou por prazer.

O filme (e o livro) COMER, REZAR, AMAR fala exatamente de valores simples, elementares, essenciais. Coisas que perdemos pelo caminho da vida.
A personagem de Julia Roberts decide tirar esse peso de cima de si mesma e parte pra uma aventura muito mais endógina do que geográfica. Tudo é legal, mas a parte que mais achei bacana é quando ela decide ir comer uma pizza na Itália. Comer é parte da vida da gente e comer com sabedoria, escolhendo alimentos frescos e coloridos podem trazer prazer, alegria e um considerável aumento na auto-estima de qualquer mortal.

Acho que a Julia do filme e o Jamie, o Oliver, nos fazem sentir aquela sensação de paz e de pertença. Felizes são os italianos que cozinham com alegria e paixão. Felizes são os franceses e seus baguetes fresquinhos e crocantes colocados de baixo do braço, sem papel.  A vida, na verdade é simples. E, às vezes, tirar o sapato de grife e aquela calça  m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a pode ser revigorante. Colocar um havaianas e um abrigo velho são mais significativos do que as embalagens nas quais nos colocamos.

Por isso, seprarei pra vocês um vídeo educativo de um prato que eu amo e pode-se fazer apenas com um punhado de farinha, azeite, sal, água, fermento, tomates, mangericão, queijo e uma boa companhia.



Bem, sábado é dia de guloseimas e bons papos. Aproveite o final de semana!
bj, clica  na imagem e me segue!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sabor das Indias!

Refresco Indiano, novidade na cafeteria Lugar Maior! 

Trazendo um pouco do sabor e tradição indiano, o refresco que leva iugurte natural é nossa dica para saciar a sede e aguçar o paladar.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Musica brasileira...

Cd Efêmera
Muita coisa acontece no cenário musical brasileiro. Novos compositores, cantores, bandas,  cada qual com seu estilo, tendência  e etc.. .surgem e  nos oferecem essa gama de novidades para todos os gostos e ouvidos.
Vale a pena conferir o trabalho de duas cantoras e compositoras dessa nova geração Brasil e seus respectivos cds:
Tulipa Ruiz e seu cd Efêmera e Lulina com seu cd Cristalina.
Fica a dica para escutar e apreciar essas novas "figuras" do albúm musical brasileiro!
É ouvir e ouvir!                                                                                                                                                       
                                                                                                 
Tulipa Ruiz

Cd Lulina Cristalina

Lulina

sábado, 20 de novembro de 2010

A dica que é uma delícia: Crochet cupcakes!

A criatividade realmente é algo supreendente!!!

Outro dia eu soube de um hábito super fofinho que os alemães tem: eles se reunem à tarde para tomar chá, na verdade parece mais aquele nosso "café colonial". Na verdade imigrantes e descendentes de alemães aqui do riogrande há muito conservam este hábito delicioso e, porque não (é que alemão tem fama de grosseiro), amistoso.


Quem nunca chegou na casa de uma familia alemã e foi recebido (digo aqui no RS, nas bandas da minha Santa Rosa querida!) e foi recebido com cucas fresquinhas de uva e apfelstrudels (acompanhadas de um bom chimarrão, claro)?!








Pois, escrevo tudo isso para contar que soube por minha irmã que além de colocar mesas lindas, com iguarias de dar água na boca, os alemães decoram os pratos com vários Cupcakes feitos artesanalmente de crochet. Isto, apenas para "embelezar", enfeitar e tornar o momento mais alegre e divertido.




 


Estas delicias de crochet poderão ser encontradas em Porto Alegre em breve e são uma ótima sugestão de natal, aniversário, dia das mães demonstrações de afeto ou presentinhos sem motivo nenhum. Tá, vai dizer que não são uns mimos?!!

Deu vontade de morder?
Passa lá no flckr da habilidosa Patrícia e saiba mais.






 
Ah, bj e segue!



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Livro Livre!

 Iniciamos o projeto da Semana Lugar Maior, onde buscamos cada dia preencher com idéias de interesse comum.
Inaugurando nossa agenda, lançamos  Livro Livre! Toda  terça, dàs 17 às 19hs. 
Queremos incentivar a troca  entre as pessoas, fazendo circular livros que geralmente ficam "parados" nas estantes  e proporcionar opções de leitura sem gastar muito (ou nada).
O acerto é livre, ou seja vale o acordo entre as partes interessadas, quer seja a troca, venda ou doação do(s) seu(s) livro(s).
Mais do que simplesmente passar adiante  livros, a idéia  é reciclar nosso (deles) conteúdo! 
Boa leitura!                                                                                         

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tudo se transforma...



Cabides e porta velas em madeira de demolição são exemplo de aproveitamento e respeito à reciclagem!
Produtos do atelier Vermelho e Roxo aqui na loja Lugar Maior.