quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CHANTILLY, HISTORIA, ARTES, CULINÁRIA...e um cafézinho pra arrematar!



Foi no Chatêau de Chantilly em abril de 1671 que François Vatel, considerado o gênio da cozinha-arte preparou (a pedido do seu Grande Condé Louis II), durante três noites e três dias seguidos banquetes memoráveis para Luís XIV e sua corte.


Le Chatêau


Neste evento, retratado no filme Vatel – Um Banquete para o Rei, o cozinheiro cria a sua mais famosa invenção (tchanan!) “O Chantilly”.

Bem, esta invenção tornou possível uma revolução estética e os inventos do grande cozinheiro moldaram a pâtisserie e encantaram o rei.

Outros gênios também tiveram sua participação nas artes visuais e na gastronomia. Leonardo Da Vinci autor da Monalisa e do Codex Romanoff  chegou a construir um castelinho todo de bolo (pão-de-ló) para que seu mecenas pudesse dar uma festa lá dentro. Vale lembrar que no Renascimento as famílias ricas costumavam dar grandes festas para mostrar a sociedade o seu poder e sua riqueza.




Nos dias de hoje, Ferran Adriá. Chef espanhol no seu ElBulli, transforma a arte de comer bem em uma experiência para todos os sentidos e ganha reconhecimento como artista plástico
  

O que essa turma tem em comum?

Eles todos sabem que:

a)    Sem conceito, estudo, pesquisa e experimento tudo se transforma em pudim de chuchu.


b)    Beleza põe mesa, mas como disse Marina Collasanti, não garante o jantar.

c)    Cozinha é design e os dois são alquimia!



Agora, são quase 19 e eu ainda não tomei meu cafezinho.

Acompanhado de um bolinho seria tudo de bom!


 
Por Letícia Perez



Um comentário:

  1. Ô Lê !!!! Postagem maravilhosa!!! Me aguça a vontade daquele cafezinho, um bolo... Beijão !!

    ResponderExcluir