quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CHEIRINHO DE CAFÉ


Tomar café é, definitivamente, um hábito brasileiro. Ele foi introduzido no Brasil no ano de 1727 no Pará e desde então têm tido um importante papel social e econômico no país.
O popular cafezinho faz parte da rotina do brasileiro, todos os dias e o dia todo. Tomamos café quando recebemos visitas, após as refeições, em intervalos no trabalho, pela manhã, em reuniões, em velórios, no aeroporto, esperando um ônibus na rodoviária, na faculdade, na rua, no sol, no verão, no inverno, em dias chuvosos e em momento alegres.
As grandes metrópoles extrapolaram o conceito de cafeteria. No Brasil, em zonas centrais ainda encontramos aquelas cafeterias tradicionais, antigas, com os seus freqüentadores de chapéus e suspensórios (aqueles que se encontram para tomar café há 50 anos no mesmo local e no mesmo horário). Há, também, cyber-fashion-cafeterias, com suas arquiteturas caras e lojas de pâtisseries elegantes e minimalistas. Nestes locais o serviço é impecável. A atmosfera é fria, impessoal e esterilizada. Nestes templos do consumo come-se bem, se toma um café premiado, de boa qualidade e se promove reuniões de negócios.
Na verdade, na essência, o espírito do café é mais básico, mas elementar. Sentir o cheirinho do café passado nos remete à casa da mãe, ao aconchego. O aroma do café é amigável, convidativo e estimulante. Parar para tomar um café significa dar um tempo na correria, pensar um pouco no que está dentro, sentar e observar o que está fora. Relaxar, descontrair e se divertir.
No mundo urbano contemporâneo, sentimos falta de um monte de coisas: de valores fundamentais, da vida simples. De hábitos como tomar um chimarrão no pátio, jogar conversa fora, de se sentar na cozinha e comer um bolo caseiro fresquinho (de milho, de chocolate, de cenoura) degustando um cafezinho recém feito com a família e amigos.
Em Porto Alegre, existem vários recantos amigáveis que nos permitem viajar no tempo. No Bom Fim, temos o Lugar Maior que tem tudo isso que eu falei. Ah, sempre acompanhado de uma boa música.



Nenhum comentário:

Postar um comentário